Documentação de Release/2025/VERSÃO 5.2.01.31-5.2.02.12
1. Automatização da Exportação ECS
1.1 Finalidade
Automatizar a exportação do arquivo ECS – Coloplast.
1.2 Adição da aba ECS - Coloplast na Configuração de parâmetro
Com o parâmetro ECS_Coloplast na aba Sistema habilitado, foi adicionado dentro da aba Serviços – Agente do SupraMAIS a sub aba ECS – Coloplast, conforme imagem abaixo:
Os campos Fabricantes, Classificação de Produtos e Classificações de Clientes, terão o mesmo comportamento da integração ECS manual, onde o usuário poderá selecionar mais de um filtro.
- Arquivo – Seleciona quais arquivos serão gerados automaticamente (faturamento, Estoque, Produtos, Cliente, Vendedor)
- Geração – Determina se o sistema vai gerar automaticamente os arquivos ou não. A marcação deste parâmetro obriga o preenchimento do Período, Hora de Geração, Dados para conexão e pelo menos um arquivo selecionado.
- Período – Determina o período que irá compor os arquivos gerados.
- Hora da Geração – Determina o horário de geração dos arquivos para o ftp.
- Fabricante – Permite a seleção de filtros de fabricantes que serão enviados nos arquivos.
- Classificação de Produto – Permite a seleção de filtros de classificação de produtos que serão enviados nos arquivos.
- Classificação de Cliente – Permite a seleção de filtros de classificação de clientes que serão enviados nos arquivos.
- Host FTP – Endereço ftp para envio dos arquivos.
- Porta FTP – Porta do ftp para conexão.
- Usuário FTP – Usuário para login no ftp,
- Senha FTP – Senha para login no ftp.
- Servidor FTP – Determina o modo de conexão se servidor Windows ou Linux.
2. Criar alerta de preço de custo desatualizado na proposta de licitação
3.1 Finalidade
Criar alerta de preço de custo desatualizado na proposta de licitação.
3.2 Alteração da Condiguração do Parâmetro
Foi criado no parâmetro um novo campo para que o usuário possa determinar o período em dias que a empresa determina que o preço de custo do produto está desatualizado.
Foi adicionado um link de ajuda para essa funcionalidade, com a seguinte explicação:
3.3 Proposta de Licitação e Proposta Comercial
Foi adicionado na proposta de licitação (menu Licitações / Proposta de Licitação) e na Proposta Comercial (menu Comercial/ Proposta Comercial) uma verificação no grid de produtos, a cada produto inserido, caso o preço de custo do produto esteja defasado o sistema irá mostrar a seguinte mensagem:
A data de atualização do custo do produto XXXXX excede o tempo de limite informado nas configurações de parâmetro. Pode ser conveniente efetuar nova cotação junto aos fornecedores para evitar que seja aplicado preço defasado na proposta. Deseja prosseguir?
4. Melhoria na importação do XML CT-e
4.1 Finalidade
Melhorar os lançamentos de Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CT-e), garantindo que o CST ICMS do documento fiscal seja corretamente escriturado conforme a definição do usuário.
4.2 Adição de novo Campo na Configuração de Parâmetro
Foi concebido um novo parâmetro dentro da configuração de Parâmetro > Conhecimento de Transporte e sua função será permitir que o usuário possa determinar qual será o comportamento desejado para o CST do ICMS, assim, ele poderá escolher entre o comportamento atual e ou alguma das novas opções:
Último CT-e da Transportadora: Quando esta opção estiver selecionada, o sistema adotará o comportamento previamente definido de verificar o último CT-e da transportadora que está sendo objeto de escrituração.
Último CT-e Lançado: nessa opção não haverá limitação à transportadora, ou seja, o sistema verificará no banco de dados qual foi o último CT-e escriturado e utilizará a informação do CST ICMS presente no documento.
XML em uso: nesta opção quando selecionada pelo usuário, o sistema realizará unicamente a leitura do XML, ou seja, será utilizado a informação do XML do CT-e que o usuário está realizando a importação.
Parâmetro Padrão - CT-e: quando o sistema estiver configurado com esta opção, o sistema ignorará a informação presente no XML e nos demais registros do banco de dados, utilizando exclusivamente a informação definida no parâmetro do Conhecimento de Transporte conforme imagem abaixo:
5. Nota Fiscal x Local de Retirada da Mercadoria
5.1 Finalidade
Disponibilizar um local na Emissão da Nota Fiscal pra adicionar o endereço de coleta/expedição quando este for diferente do endereço do remetente.
A implementação foi baseada na Nota Técnica 2018.005, versão 1.30, que introduziu no XML da NF-e o Grupo F, "Identificação do Local de Retirada". Esse grupo é composto por informações que detalham o local onde a mercadoria será retirada, especialmente em situações em que o local de retirada difere do endereço do emitente da nota fiscal. Esse cenário é comum em operações logísticas que envolvem centros de distribuição, armazéns ou terceiros.
5.2 Criação da Aba Retirada na Emissão da Nota Fiscal
Criado na Emissão De Nota Fiscal uma aba com o nome de Retirada para que o usuário consiga colocar o enderenço de Retirada dos produtos. Com essa aba criada o sistema permitirá ao usuário selecionar um endereço previamente cadastro ou poderá digitar manualmente o endereço caso esse não estiver cadastrado no sistema.
6. Adição de filtros dos produtos na Solicitação de compras
6.1 Finalidade
Incluir outras opções de filtro de produtos na tela da Solicitação de Compras.
6.2 Inclusão de colunas na tela de produtos na Solicitação de Compras
Foi adicionado as colunas Código de fabricante, Fabricante, unidade e estoque, conforme imagem abaixo:
7. Reinicialização do fator de vencimento dos Boletos Bancários
7.1 Finalidade
A partir do dia 22/02/2025, o fator de vencimento, utilizado para garantir o recebimento adequado dos boletos, será reinicializado, retornando para "1000" com o acréscimo de "1" a cada dia subsequente. Esse fator é amplamente utilizado para garantir o correto cálculo da data de vencimento e processamento de pagamentos dentro dos sistemas.
7.2 Ajustes implementados
Para evitar inconsistências na emissão e liquidação de boletos, foi necessário procedermos ajuste na geração da linha digitável dos boletos bancários, gerados pelo SupraMAIS de cada NOVA cobrança bancária existente para considerar o novo fator.
Deste modo, para Boletos com vencimento em 21/02/2025 o fator é 9999 e para Boletos com vencimento em 22/02/2025 o fator será 1000, conforme exemplo abaixo:


