Documentação de Release/2025/VERSÃO 5.2.08.28
1. Melhoria da Ferramenta de Alteração de Preço Coletiva
1.1 Finalidade
A Ferramenta de Alteração de Preço Coletiva foi adequada para permitir que os usuários alterem os preços dos produtos, sejam eles calculados por margem, por fatores de custo ou por fatores de precificação.
1.2 Alterações na janela
No grupo “Preços a Ajustar”, foram retirados os checkboxes de Custo Real e Promoção, uma vez que o custo real passou a ser atualizado automaticamente pelo custo acrescido dos fatores de custo, ou apenas pelo IPI quando o produto não utiliza fatores de custo para formação do preço. Já a opção de promoção deixou de ser utilizada na tabela de produtos, passando a ser controlada pela campanha promocional. No grupo “Percentual de Ajuste”, foi implementada a flexibilização dos percentuais de ajuste de cada opção, permitindo configurar valores distintos para o custo, para os preços de venda 1, 2 e 3 e para o preço de venda Web. Além disso, o SupraMais passou a verificar dois parâmetros: a habilitação da Loja Virtual e a habilitação de Múltiplas Listas de Preços de Venda, exibindo as janelas correspondentes conforme a configuração desses parâmetros.
As opções Web, Perc.Venda2, Perc Venda3, Perc. Web vão ou não aparecer conforme marcação dos Parâmetros mencionados:
Exemplos:
1.3 Funcionalidades dos botões Limpar/Recalcular e Localizar/Calcular
Abaixo foram descritas as funcionalidades dos botões “limpar/recalcular” e “Localizar/Calcular”:
· Ao clicar no botão “limpar/recalcular” o sistema deverá limpar todos os filtros de classificação de produto, fabricante e índice financeiro. Limpar todos os percentuais digitados pelo usuário nos campos de percentuais.
· Ao clicar no botão “Localizar/Calcular” o sistema deverá carregar os itens para o grid seguindo o filtro atual de classificação de produto, fabricante e índice financeiro e ainda a regra dos check box dos grupos Opção (Com preço indexado e sem preço indexado).
1.4 Alteração do custo do produto sem fatores de custo
Caso o produto não possua fatores de custo, o sistema passará a alterar o custo com base no percentual informado na janela de alteração de preço. O custo real será recalculado considerando a existência ou não do percentual de IPI. Abaixo segue um exemplo:
Produto antes da alteração de preço:
Produto após a alteração de preço: o custo real é o resultado do preço de custo + Alíquota de IPI.
1.5 Alteração do custo do produto com fatores de custo
Nos produtos que possuírem fatores de custo, o sistema calculará o novo preço de custo e realizará o recálculo de todos os fatores de custo com base nesse novo valor, conforme o exemplo abaixo:
Produto antes da alteração de preço:
Produto depois da alteração de preço: o custo real é o resultado do preço de compra + todos os fatores de custo que somam, menos todos os fatores de custos que subtraem.
1.6 Alteração do custo do produto com fatores de custo + custos adicionais
No cadastro de produtos, ainda existe a possibilidade de adicionar fatores de custo adicionais, com a opção de torná-los cumulativos ou não. Dessa forma, foram realizadas as tratativas para cada situação, considerando um aumento de 10% no preço de custo, conforme o exemplo abaixo:
Produto antes da alteração de preço com fatores adicionais não cumulativos.
Produto depois da alteração de preço com fatores adicionais não cumulativos
Produto antes da alteração de preço com fatores adicionais cumulativos.
1.7 Alteração dos Preços de Venda pela Ferramenta de Alteração de Preço Coletiva
Na janela de Alteração de Preço Coletiva, foi adicionada a opção “Alterar Margem”. Quando esta opção estiver desmarcada, os checkboxes de venda e Web, bem como os campos de percentual de venda e Web, serão desabilitados. Caso contrário, estarão disponíveis para seleção.
Para que o sistema recalcule corretamente os preços de venda, algumas regras deverão ser observadas, de acordo com os métodos de cálculo de preço de custo e de venda, bem como com as opções selecionadas na janela de alteração.
1.8 Indicador de Preço de Venda desmarcado
Se o indicador de composição de preço de venda estiver como Cadastro de produto e a opção de Alterar Margem selecionada na janela de Alteração de Preço Coletiva, juntamente com a opção de Preço de venda desmarcada conforme imagem abaixo, seguiremos as seguintes regras.
-> Preço de venda por markup e indicador de margem selecionado: quando o usuário não desejar alterar o preço de venda, apenas o preço de custo, o sistema ajustará a margem de lucro dos três preços de venda para manter os valores atuais.
-> Preço de venda por margem e indicador de margem selecionado: da mesma forma que na opção anterior, o usuário não deseja alterar o preço de venda, apenas o preço de custo. Nesse caso, o sistema ajustará a margem de lucro dos três preços de venda para manter os valores atuais.
-> Preço de venda manual e indicador de margem selecionado: nesse caso o produto não sofrerá alterações em nenhum dos três preços pois não existe margem para alterar.
-> Preço de venda web e indicador de margem selecionado: o preço de venda web só sofrerá alteração caso o preço de venda sofra alteração.
Se o indicador de composição de preço de venda estiver como Cadastro de produto e a opção de Alterar Margem estiver desmarcada na janela de Alteração de Preço Coletiva, conforme imagem abaixo, seguiremos as seguintes regras.
-> Preço de venda por markup e indicador de margem desmarcado: quando o usuário não desejar alterar a margem do produto, apenas o preço de custo, o sistema ajustará o os três preços de venda para manter as margens atuais.
-> Preço de venda por margem e indicador de margem desmarcado: da mesma forma que na opção anterior, o usuário não deseja alterar a margem do produto, apenas o preço de custo. Nesse caso, o sistema ajustará os três preços de venda para manter as margens atuais.
-> Preço de venda manual e indicador de margem desmarcado: nesse caso o produto não sofrerá alterações em nenhum dos três preços pois não existe margem para alterar.
-> Preço de venda web e indicador de margem desmarcado: o preço de venda web só sofrerá alteração caso o preço de venda sofra alteração, como nesse caso o preço de venda será ajustado, o preço Web acompanhará essa alteração.
1.9 Indicador de Preço de Venda Marcado
Se o indicador de composição de preço de venda estiver como Cadastro de produto juntamente com a opção de Preço de venda marcada conforme imagem abaixo, lembrando que o preço de venda só pode ser editado alterando a margem, ou seja, o checkbox “Alterar a margem” obrigatoriamente deve estar selecionado, as seguintes regras serão aplicadas.
-> Preço de venda por markup: quando o usuário informar o percentual de reajuste dos preços de venda o sistema recalculará o preço final dos três preços de venda. Em seguida, serão recalculados os valores dos fatores de precificação, assim como o novo markup e a nova margem.
-> Preço de venda por margem: quando o usuário informar o percentual de reajuste dos preços de venda o sistema recalculará o preço final dos três preços de venda e em seguida recalculará a nova margem.
-> Preço de venda manual: nesse caso o produto sofrerá alterações nos três preços de vendas levando em consideração o percentual de reajuste informado pelo usuário, como não existe margem apenas o preço de venda será alterado.
-> Preço de venda web: o preço de venda web só sofrerá alteração caso o preço de venda sofra alteração, como nesse caso o preço de venda será ajustado, o preço Web acompanhará essa alteração.
1.10 Indicador de Composição de Preço por Fabricante ou Classificação de Produto
Se o indicador de composição de preço de venda estiver como Fabricante ou Classificação do Produto, conforme imagem abaixo, o sistema não permitirá a utilização da Ferramenta de Alteração de Preço Coletiva.
No momento em que o usuário selecionar o checkbox do item será apresentada a seguinte mensagem. “Este produto possui a formação de preço de venda com margem definida por Fabricante ou Classificação e esta configuração não permite alteração por esta ferramenta.” Além da mensagem quando o usuário clicar no botão marcar na parte inferior da janela, o sistema irá selecionar o checkbox somente dos itens que atenderem a esta condição, deixando desmarcado os itens que não atenderem.
1.11 Indicador de Preço Web marcado na janela de Alteração de Preço Coletiva
Para ajustar o preço de venda Web, basta o checkbox web estar selecionado e o percentual de ajuste web informado. Independente do preço de custo e venda serem ajustados ou não, este preço de venda será ajustado.
Nesse caso após o recálculo do preço de venda Web ser feito baseado no percentual de ajuste o sistema fará o recálculo do multiplicador.
2. Novo método de Cálculo do Difal para o Estado da PB
2.1 FInalidade
Em atendimento à Nota Técnica nº 2025.000254355-1, publicada pela Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba (SEFAZ/PB), foi identificada a necessidade de adequação do cálculo do DIFAL (Diferencial de Alíquotas - EC 87/2015) nas operações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte do ICMS, especialmente para atender à sistemática de cálculo denominada “por dentro”.
2.2 Adição de nova opção no Combobox - DIFAL E.C. 87-2015
Atualmente temos no SupraMAIS já implementado dentro do cadastro de Produto na aba Fiscal e sub-aba Emissão NF uma coluna de nome DIFAL E.C 87/2015, cujo campo temos 3 opções: Por fora, Por Dentro e Por dentro + ICMS O.P:
Neste sentido e com vistas atender o solicitado na respectiva Nota Técnica, iremos conceber uma nova opção de nome: Por dentro - Dif. Alíq.. Dessa forma as opções passarão a ser:
-> Por fora = 1
-> Por dentro = 2
-> Por dentro + ICMS O.P = 3
-> Por dentro - Dif. Alíq. = 4
2.3 Novo cálculo DIFAL por dentro - Dif. Alíq.
Uma vez que a nova opção foi concebida dentro do cadastro de Produtos, e o usuário pode agora selecioná-la, a nova sistemática de cálculo disposta foi aplicada baseando na regra de validação da Sefaz conforme exemplo abaixo:
| Descrição | Valor (R$) |
| Valor da Mercadoria | 1000,00 |
| IPI + Seguros + Outras Despesas | 70,00 |
| Valor da Operação | 1070,00 |
| Alíquota Interestadual | 12% |
| Alíquota Interna Destino | 20% |
| ICMS da origem (12%) | 128,40 |
| Valor da operação com exclusão do ICMS origem | 941,60 |
| Base por Dentro | 1177,00 |
| Diferença de Alíquotas | 8% |
| DIFAL - Por dentro - Dif. Aliq. | 94,16 |
| vBCUFDest / icms_uf_destino_valor_base_calculo | 1.112,80 |
| vBC (base interestadual) | 1.070,00 |
| pICMSInter (alíquota interestadual) | 12% = 0,12 |
| pICMSUFDest (alíquota interna destino) | 20% = 0,20 |
| pICMSInterPart (partilha) | 1,00 |
| DIFAL esperado (D) | 94,16 |
Caminho:
ICMS_inter = vBC × pICMSInter = 1.070,00 × 0,12 = 128,40
ICMS_dest = D / pICMSInterPart + ICMS_inter = 94,16 + 128,40 = 222,56
vBCUFDest = ICMS_dest / pICMSUFDest = 222,56 / 0,20 = 1.112,8
Checagem (fórmula do validador)
((vBCUFDest × pICMSUFDest) − (vBC × pICMSInter)) × pICMSInterPart
(1.112,80 × 0,20 − 1.070,00 × 0,12) × 1 = (222,56 − 128,40) = 94,16
3.1 Finalidade
Alterar a aba Comercial do Parâmetro pra um novo submenu da Configuração de Parâmetro.
3.2 Alteração da Aba Comercial
A aba Comercial foi movida para o novo menu criado recentemente, no qual está sendo realizado o desmembramento dos parâmetros. O novo caminho de acesso será: Ferramentas > Configurações de Parâmetros > Comercial, conforme demonstrado na imagem abaixo:
3.2 Reorganização dos itens dentro da Aba Comercial
Foi realizada uma reorganização dos itens da janela, com a criação de uma subdivisão de abas: uma destinada exclusivamente às devoluções e outra denominada “Geral”. Conforme imagem abaixo:








