Documentação de Release/2025/VERSÃO 5.2.09.11

De SupraWiki

1.1  Adição da nova Funcionalidade em Ferramentas de Ajustes1.    Ferramenta de Ajustes de Endereços

1.1  Finalidade

A Ferramenta de Ajuste de Endereços de Estoque foi desenvolvida com a finalidade de corrigir divergências identificadas entre as quantidades registradas nos endereços do sistema e o estoque físico real dos produtos.

1.2 Adição de nova funcionalidade em Ferramentas de Ajustes

Foi adicionado no caminho Ferramentas> Banco de Dados> Ajuste Cadastro de Produtos a opção: ‘Ajuste de Saldo em Endereços de Estoque’ conforme imagem abaixo:

09.11-1.png

1.3 Funcionalidade da janela de Ajuste

Ao clicar nessa nova opção o sistema abrirá a janela a seguir:

09.11-2.png

Ao acessar a janela de Ajuste de Endereços, o sistema carregará automaticamente os itens que apresentarem diferenças entre o estoque físico e o estoque endereçado. Esses itens serão exibidos em um painel superior, de consulta apenas (somente leitura).

Para iniciar o ajuste, o usuário selecionará o item desejado com um duplo clique sobre o item, ou clicando no botão ‘Alterar’. Após a seleção do item, o sistema apresentará o Grid de Endereços (painel inferior). Esse grid exibirá os endereços do produto e permitirá a edição das informações ou a inclusão de novos endereços, porém, não será permitido excluir endereços existentes, para zerar o endereço, basta registrar quantidade igual a zero.

Uma vez carregado o grid o usuário pode editar os dados no mesmo, seguindo as regras de cada coluna conforme descritas a seguir:

. Código => Seleção do endereço do produto em lista hierárquica.

. Endereço => Exibição automática do endereço selecionado (somente leitura).

. Lote => Disponível apenas para produtos com controle de lote; não permitirá repetição de lotes em um mesmo endereço.

. Unidade => Exibição da unidade principal do item (somente leitura).

. Quantidade => Definição da quantidade a ser ajustada; não permitirá valores negativos.

. Tipo de Movimentação => o usuário será obrigado a selecionar um Tipo de Movimentação dentro dos quais estão disponibilizados pelo sistema.

Dentro do mesmo groupbox temos os botões de ação, que são:

Alterar: coloca o grid de endereços em modo de edição para o item selecionado.

Cancelar: cancela as alterações feitas no grid de endereços

Fechar: Fecha a janela de ajuste.

Gravar: grava as alterações que o usuário efetuou na tela mediante validações do sistema.

1.4 Regras de Validação

Antes de gravar o ajuste, o sistema realizará validações de consistência:

Produtos sem controle de lote: a soma das quantidades em todos os endereços deverá ser igual ao estoque físico do item.

Produtos com controle de lote: a soma das quantidades em endereços e lotes deverá coincidir com o estoque físico total do produto e também com a quantidade de cada lote.

Caso for identificada divergência, o sistema apresentará mensagem de alerta, solicitando a correção antes da conclusão do ajuste.

2. Regime de Caixa X Retenção Federal

2.1 Finalidade

Adequação nas rotinas de apuração do PIS e COFINS com a forma de tributação por Regime de Caixa, onde na referida operação exista Retenções Federais.

2.2 Novo campo criado na configuração de Parâmetro

Foi implementado um novo parâmetro global no caminho Ferramenta> Configuração de Parâmetros > Sistema, Aba Dados da Empresa, aba lateral Sped Pis Cofins, permitindo que o usuário defina se as retenções federais (ex.: IRRF, PIS/COFINS retidos) devem ser consideradas ou não nos cálculos e registros fiscais:

9.11-3.png

2.3 Ajustes feitos no sistema SupraMAIS

De acordo com os ajustes feitos quando o sistema estiver parametrizado como Abater Retenção Federal, o SupraMais terá o comportamento fidedigno ao que é existe atualmente.

9.11-4.png

9.11-5.png

Entretanto, estando este configurado com a opção Não Abater Retenção Federal, foi necessário fazer ajustes no Relatório PIS e COFINS - Regime de Caixa que é exibido no seguinte caminho: Relatórios => Fiscais => Impostos => PIS / COFINS / CSLL => PIS - COFINS - Regime de Caixa que nesse caso o sistema não considerará o valor Total Faturado mais como no print acima e passa a considerar o Total da Nota para exibição do Relatório.

Além disso, houve ajustes também na geração do SPED Contribuições no seguinte caminho: Fiscal => SPED => SPED PIS e COFINS - Contribuições => Geração do Arquivo TXT, especialmente nos registros F500 e F525:

Abater Retenção Federal:

9.11-6.png

Não Abater Retenção Federal:

9.11-7.png

3. Auditoria de estoque e Notificação SupraWS

3.1 Finalidade

Criar uma rotina de verificação no supra WS para notificar ao usuário responsável pelo sistema acerca de distorções nas quantidades de estoque registradas no SupraMais.

3.2 Verificações a serem feitas

Para que o usuário possa ter um acompanhamento melhor das distorções nas quantidades de estoque o sistema fará duas verificações diariamente de forma agendada ás 00:15 hs ou às 12:15 hs, caso não tenha sido feita às 00:15 hs.

Divergência entre a quantidade de estoque do produto e a soma dos lotes dos produtos. Aplica-se somente aos produtos com controle de lote.

Divergência entre a quantidade de estoque do produto e a soma de quantidade alocada nos endereços de estoque.

3.3 Notificação que será exibida ao usuário

Para os produtos que apresentarem divergência exibiremos notificação para o usuário responsável pelo sistema definido no Parâmetro, conforme ilustrado a seguir:

9.11-8.png

4. Reforma Tributária - concepção de tabela CST IBS/CBS e Alíquotas IBS Municipal

4.1 Finalidade

Em conformidade com as exigências da Reforma Tributária brasileira e as orientações da Nota Técnica 2025.002-RTC (v. 1.20), torna-se necessário agregar ao SupraMais uma nova funcionalidade destinada a gestão dos Códigos de Situação Tributária (CST) referentes ao IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e à CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços).

Além disso será necessário criar um campo para que dentro do cadastro dos MUNICIPIOS seja possível informar a alíquota do IBS Municipal para composição da NF-e/NFC-e.

4.2 Adição da nova opção em Códigos Fiscais

Com a promulgação da EC 132/2023, EC 214/2025 e a publicação da Nota Técnica 2025.002-RTC (v.1.20), o layout fiscal da NF-e/NFC-e sofrerá alterações profundas para contemplar os novos tributos IBS,CBS e IS. Diante disso, tornou-se necessário criar, no SupraMAIS,  uma nova janela  no menu Tabelas, cuja função é alocar os CST (Código de Situação Tributária) do Códigos de Situação Tributária (CST) referentes ao IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e à CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços), de tal forma que sigamos o padrão estabelecido no sistema para gerenciar os Códigos de Situação Tributária dos impostos garantindo consistência e conformidade no tratamento dos impostos, conforme imagem abaixo:

9.11-9.png

4.3 Janela do CST IBS/CBS

Assim, para que possamos permitir a manutenção da nova opção de Classificação do IBS/CBS, foi concebido a janela  abaixo dentro do SupraMAIS, onde poderá ser feito a gestão da codificação dos Códigos Fiscais para IBS/CBS:

9.11-10.png

4.4 Alíquota IBS Municipal

Com a publicação da Nota Técnica 2025.002 - RTC para NF-e/NFC-e, os leiautes dos documentos fiscais eletrônicos foram alterados para contemplar os novos tributos da Reforma Tributária do Consumo - IBS, CBS e Imposto Seletivo - incluindo grupos e campos específicos destinados à apuração e à exibição desses tributos nas notas.

Neste sentido ficou estabelecido pela LC 214/2025 que o IBS será “segregado” em IBS Estadual e IBS Municipal, assim sendo, foi necessário fazer uma adequação dentro do SupraMAIS para que seja possível inserirmos a informação do IBS por município.

A princípio não foi ainda estabelecido qual será o critério para determinação do percentual das alíquotas do IBS Municipal, entretanto, já sabemos que o envio da informação no XML dos documentos fiscais é de suma importância e que a fonte para extração das informações deve ser de acordo com o município.

4.5 Adição de novo campo de Alíquota IBS Municipal na janela Cidades

Para atender a NT 2025.002 foi criado dentro da Janela Cidades (Tabela> Endereçamento> Cidade), o campo responsável pela informação da alíquota do IBS, conforme imagem abaixo:

9.11-11.png