Novidades/Devolução de clientes: mudanças entre as edições

De SupraWiki
Sem resumo de edição
 
Linha 219: Linha 219:
**Qtd. Total a devolver: soma da coluna de quantidade a devolver (já que a janela trata só um item).
**Qtd. Total a devolver: soma da coluna de quantidade a devolver (já que a janela trata só um item).


(% style="text-align:center" %)
[[image:1559593366830-653.png||height="351" width="550"]]
[[image:1559593366830-653.png||height="351" width="550"]]



Edição atual tal como às 19h22min de 23 de agosto de 2023

Predefinição:Toc depth="1"/

1. Finalidade

Criação de uma rotina que centralize e padronize os procedimentos de devoluções de vendas.

O sistema registrará a devolução, seus motivos e ocorrências, ligando também a devolução à operação de origem, ou seja, nota fiscal de origem.

2. Parâmetros de Devolução

2.1 Comercial

Em Ferramentas> Configuração de Parâmetros> Comercial (imagem) existem opções que definirão como serão as rotinas da ferramenta de devolução.


height="355" width="542"

  • Solicitar senha: quando marcada faz com que o sistema solicite senha para o usuário ao gravar o pedido e para a autorização ser concedida o usuário tem que ter a permissão no seu cadastro:

height="313" width="509"

  • Aceitar devolução até XX dias após saída: no momento da gravação o SupraMais verifica a data de saída das notas fiscais selecionadas no pedido e caso alguma seja anterior ao número de dias informado no parâmetro, o sistema solicitará senha para liberação do pedido de devolução (a mesma permissão de usuário verificada no tópico acima).
  • Aceitar lote até XX dias antes do vencimento: no momento da gravação o sistema verifica se há algum lote cujo vencimento está mais próximo do que a quantidade de dias informada no parâmetro. Se estiver o sistema exibirá os dados do item cujo lote está vencendo e solicitará senha para liberação do pedido (a mesma permissão de usuário verificada no tópico acima).
  • Também foram criados indicadores para determinar em que momento deve ser feita a geração de crédito referente ao faturamento original bem como o tratamento referente à comissão do (s) vendedor (es).

2.2 Pedido

Em Ferramentas> Configuração de Parâmetros> Pedido> Restrições, foram adicionadas novas restrições para serem aplicadas no pedido de devolução, deixando-os pendentes de liberação caso o usuário não tenha permissão a permissão no cadastro de usuário (já exibida anteriormente).

height="389" width="638"

Em Ferramentas> Configuração de Parâmetros> Pedidos> Padrão, devem ser preenchidos alguns dados que são obrigatórios para gravação de um pedido:

height="327" width="644"

Estes campos são obrigatórios e são requeridos quando o usuário tentar gravar um tipo de pedido que tenha marcado o tipo de operação de devolução.

2.3 Financeiro

Em ferramentas> Configuração de Parâmetros>Financeiro>Plano de Contas deve ser preenchido o código da conta correspondente aos planos de contas "Adiantamento de clientes e "Adiantamento de Fornecedores:

height="340" width="665"

Estes campos são obrigatórios e são requeridos quando o usuário tentar gravar um tipo de pedido que tenha marcado o tipo de operação de devolução.

3. Motivos de Devolução

A fim de registrar com mais propriedade o fato gerador das devoluções e permitir a padronização e correta filtragem em relatórios, foi criado o cadastro de motivos de devolução no menu Tabelas>Comercial>Motivos de Devolução.


height="247" width="549"

O campo indicador de material avariado (RMA) será utilizado futuramente para controle de materiais avariados em conjunto com outras estruturas de dados.

4. Permissões de Usuário

Haverá validações de permissão de usuário que deverão ser aplicadas de acordo com a marcação dos novos parâmetros descritos anteriormente, conforme ilustrado a seguir.

height="227" width="549"

Os pontos de verificação destas novas permissões de usuário serão detalhados adiante neste documento.

5. Tabela de CFOP correspondente à devolução

O sistema se baseará na operação de origem para obter dados de devolução. Neste caso o tipo de nota de devolução não precisará ser utilizado para determinar a tributação da devolução, mas sim a nota de origem.

Observando o CFOP da nota de origem o sistema obterá o correspondente à devolução da tabela de CFOP, que terá o novo campo conforme ilustrado a seguir.

height="351" width="549"

Desta forma não será necessário configurar a tributação para os tipos de nota de devolução.

6. Cadastro de Clientes

No cadastro de clientes será adicionada uma opção de pop-up que exibirá as devoluções efetuadas pelo cliente selecionado, tomando por base os pedidos de devolução, contendo também dados da nota de origem.

height="347" width="549"

7. Tipos de pedidos

Assim como no tipo de nota de terceiros, em tabelas>comercial>tipo de pedido o tipo de operação deve estar marcado como devolução:

height="351" width="549"


O tipo de nota fiscal vinculado ao pedido, também deve ter o tipo de operação Devolução.

8. Emissão do Pedido de Devolução

Todo o processo de devolução será baseado na emissão de pedidos correspondentes seguindo, por exemplo, a ideia das devoluções de consignação e comodato, e a partir destes pedidos serão feitas liberações para aprovação das devoluções, conferência de itens na expedição e emissão da nota própria ou inclusão de notas de terceiros.

8.1 Janela de emissão de pedidos de devolução

O pedido de devolução deverá ser feito através do menu Movimentações>Devolução de pedidos>Pedido de devolução:

height="288" width="377"

height="336" width="567"

O funcionamento da janela é similar ao da janela de pedidos convencional, visto que gera pedidos que posteriormente serão utilizados para gerar notas. O maior diferencial desta janela está na forma de seleção dos itens que se baseia na existência de notas a serem devolvidas, em suas datas e quantidades.

A janela é composta pelos seguintes campos:

  • Cabeçalho da Janela:
    • Cliente: Exibe o código/nome do cliente selecionado que está efetuando a devolução. Somente serão listados os clientes para os quais foi emitida alguma nota fiscal.
    • Data: Exibe a data em que está sendo cadastrada a devolução, é sugerida como a data atual, mas pode ser alterada pelo usuário.
    • Tipo de Pedido: Exibe o nome do tipo de pedido selecionado. Somente serão listados tipos de pedidos cujo identificador de operação seja de devolução (em tabelas>comercial>tipos de pedidos).

Sistema verificará se o tipo de pedido de devolução está marcado para gerar faturamento pois não é permitida esta marcação em pedidos de devolução. Caso esteja, abortará a ação.

    • Atendente: Exibe o nome do atendente responsável pela inclusão da devolução.
    • Contato Devolução: Exibe o nome do contato responsável pela devolução e pode ser selecionado ou digitado.
    • Indicador de situação do pedido: O mesmo da janela de pedidos convencional.
  • Grid de Itens
    • Indicador de Baixa: Exibe o ícone que indica se o item foi baixado na expedição.
    • Item: Exibe o número sequencial do item no grid. Funcionamento padrão do pedido.
    • Código (Produto): Editável. Exibe o código do produto selecionado. Somente devem ser listados produtos que estiverem em notas emitidas para o cliente. Toda vez que o usuário trocar o código do produto a linha é carregada novamente descartando os dados anteriores referentes a ela.
    • Unidade: Somente leitura, recebe a unidade do produto que está sendo devolvida. Como sempre, o campo de unidade requer atenção especial. Este campo deverá ser carregado ao selecionar o código do produto, trazendo a unidade principal do mesmo, e ao selecionar a nota o sistema deve trocar a unidade para a mesma unidade do item que estiver nas notas selecionadas.
    • Nº Nota: Exibe os números de notas selecionadas para devolução. Neste campo o usuário poderá selecionar notas a partir de outra janela onde poderá efetuar filtragem das mesmas.
    • Qtd. Devolver: Somente leitura, exibe a quantidade a ser devolvida e é preenchida como sendo o somatório de quantidades da janela de seleção de notas descrita adiante.
    • Nº Lote: Somente leitura, exibe os números de lotes a serem devolvidos, é preenchida a partir da janela de seleção de notas.
    • Valor Unitário: Somente leitura, exibe o valor unitário do item nas notas.
    • Valor Total: Somente leitura, exibe o valor total do produto considerando as notas selecionadas.
    • Motivo de devolução: Funcionamento semelhante ao da coluna de lotes pois os motivos são informados na janela de seleção de notas e só são obrigatórios caso seja marcado no parâmetro.
  • Totalizadores do Grid:
    • Notas Devolvidas: Exibe a quantidade de notas que estão sendo devolvidas
    • Produtos Devolvidos: Exibe a contagem de produtos diferentes sendo devolvidos. Não é a soma de quantidade dos itens.
    • Valor Total Devolvido: Exibe somatório da coluna de valor total.
  • Campo ‘’Frete Devolução’’
    • Transportadora: Exibe o nome da transportadora selecionada para o frete de devolução dos produtos.
    • Valor do Frete: Exibe o valor do frete de devolução, inserido pelo usuário.
  • Tipo de frete: Permite selecionar a modalidade do frete de devolução.
  • Campo ‘’Fatura de Origem’’: Permite determinar no pedido o tratamento a ser dado para a fatura gerada pelas notas que estão sendo devolvidas sendo três opções.

O funcionamento destas opções será descrito em tópico especifico.

8.2 Seleção das Notas de Origem a Partir do Grid de Itens – Campo de número de nota

Esta janela é utilizada tanto para o usuário visualizar as notas que estão selecionadas, quanto para selecionar novas notas ou alterar seleções anteriores.

É obrigatório o preenchimento desta coluna no grid de itens, ou seja, só se devolve itens que tenham sido enviados em nota de origem.

A seguir é descrito o funcionamento da janela com o pedido em modo de edição.

height="326" width="548"

height="352" width="548"


  • Filtros de seleção de itens

Na parte superior da janela o usuário pode selecionar filtros para seleção de notas que deseja referenciar no pedido:

    • Data de saída: se refere à data de saída das notas e caso esta seja nula (nas notas) deve ser considerada a data de emissão. O filtro de data verificará o parâmetro de dias limite para devolução. Desta forma o campo de data inicial de saída virá preenchido com a data correspondente ao limite do parâmetro, mas o usuário poderá alterá-la;
    • Vendedor: permite selecionar vendedores para filtrar as notas;
    • Tipo de nota fiscal: permite selecionar vários tipos de notas fiscais;
    • Nº Nota Fiscal: possivelmente o mais relevante dos filtros pois permite selecionar apenas uma nota para filtragem;
    • Botão localizar: Traz a nota de acordo com os filtros utilizados.
  • Grid de Itens das Notas

Este é o grid da janelinha e mostra os itens que são resultado da filtragem e os que já tinham sido selecionados pelo usuário caso se trate de uma alteração. O grid mostra apenas notas do cliente selecionado no pedido e apenas produtos da linha selecionada no grid do pedido e possui as seguintes regras de funcionamento:

  • A coluna de lote e de validade somente são exibidas se o produto tiver controle de lote;
  • A data de emissão e a data de saída devem ter fonte vermelha se forem anteriores ao prazo limite de devolução;
  • A validade do lote deve ser vermelha se o lote estiver vencido ou ultrapassou o prazo de dias de proximidade do vencimento;
  • A linha que tiver quantidade a devolver maior que zero deve ter fonte verde em negrito;
  • No grid somente são mostrados itens em que haja quantidade a devolver, ou seja, que não tenham sido totalmente devolvidos em outros pedidos;
  • A única justificativa para produtos repetidos no grid de itens do pedido é a unidade diferente entre ou vínculo com itens de CFOP diferentes entre eles, ou seja, no grid de itens do pedido não pode haver o mesmo produto com mesma unidade em linhas diferentes e vinculados a itens com mesmo CFOP. A unidade do grid da janelinha é transportada para o grid do pedido.
  • Somente a coluna de quantidade a devolver, motivo e observação é que são editáveis.

Além das regras de formatação algumas colunas requerem atenção:

    • Coluna CFOP: CFOP que está na linha do item da nota de origem.
    • Coluna Unidade: unidade que está no item da nota de origem.
    • Coluna Quantidade: mostra as quantidades disponíveis para devolução na unidade em que foram vendidos.
    • Coluna quantidade a devolver: Não aceita valor negativo. Mostra a quantidade que o usuário pretende devolver. Esta quantidade deve ser menor ou igual à quantidade total disponível para devolução (detalhada acima).
    • Coluna Motivo Devolução: permite ao usuário selecionar um motivo de devolução pre cadastrado. Somente um motivo por linha.
    • Coluna Observação: Permite ao usuário digitar uma breve observação acerca da devolução do item.

Os totalizadores abaixo do grid têm a seguinte regra de cálculo:

    • Itens a devolver: de notas diferentes agrupado por código da nota e código do item e que a quantidade devolver seja maior que zero.
    • Qtd. Total a devolver: soma da coluna de quantidade a devolver (já que a janela trata só um item).

height="351" width="550"

  • Botões de Ação

Abaixo do grid de itens temos os botões de ação para aplicar os dados ou ajudar no preenchimento.

    • Preencher Quantidades: iguala a coluna de quantidade a devolver à coluna de quantidade
    • Limpar Quantidades: zera a coluna de quantidade a devolver.
    • Botão Cancelar: cancela as alterações feitas pelo usuário e fecha a janela. Deve antes perguntar se deseja abandonar as alterações.
    • Botão confirmar: este botão é o responsável por validar os dados do grid, memorizar e transportá-los para o grid do pedido.

Após efetuar as validações e procedimentos e se o usuário tiver preenchido os dados de forma correta o sistema deve memorizar estes dados para gravar na tabela de vínculo e também deve transportar os dados para o grid do pedido.

9. Menus pop-up do pedido

Assim como na janela convencional de pedidos, haverá algumas opções de pop-up para executar ações referentes ao pedido ou exibir alguma informação do cliente, que são:

height="228" width="247"

    • Dados do Cliente: Janela padrão do sistema contendo várias abas, já é exibida no pedido;
    • Confirmar: Basicamente serve para alterar a situação do pedido para “confirmado’’.
    • Cancelar: Os pedidos de devolução também são passíveis de cancelamento e assim como na janela de pedidos convencionais o usuário precisa de permissão para tal. Além disso não será possível cancelar um pedido de devolução que possua itens vinculados a uma nota emitida a menos que a nota também esteja cancelada. Também antes de cancelar um pedido de devolução é necessário estornar a baixa dos itens.
    • Visualizar Expedição/Estorno: É basicamente a mesma opção que já existe no pedido convencional, porém, possui validações e procedimentos adicionais em virtude do tratamento de crédito que podem ser gerados a partir de devoluções.

Caso o crédito seja gerado na expedição, ao estornar o sistema apagará o lançamento original do crédito.

    • Notas Fiscais Emitidas: Esta opção de pop-up é a mesma do pedido convencional, ou seja, exibe os dados das notas fiscais geradas a partir do pedido selecionado.

9.1 Processo de gravação do pedido de devolução – Vínculos com as notas fiscais de origem

Uma vez preenchidos os dados o usuário clicará em “Gravar” e o sistema efetuará as validações necessárias para se certificar que estão sendo obedecidas as regras de preenchimento de campos obrigatórios e de devolução.

Gravará o pedido determinando sua situação dentre os possíveis:

  • Pendente Comercial/Financeiro/Documentação**
  • Cadastrado
  • Confirmado

9.2 Grid de Pesquisa de Pedidos

Como se trata de uma janela onde se pode inserir e alterar pedidos de devolução possui o grid de pesquisa de pedidos. Esta tela é exatamente igual à do pedido, com a única diferença que a consulta somente traz pedidos cujo tipo de operação seja devolução, ou seja, o contrário da janela de pedidos convencional.

Isso se dá pelo fato de que na janela de pedidos convencionais não mostra pedidos de devolução e na janela de pedidos de devolução não mostra pedidos convencionais.

10. Expedição de pedidos de devolução

Uma vez que o pedido tiver sido emitido, o mesmo poderá ser baixado na expedição, geralmente com movimento de entrada.

A tela de seleção de pedidos para expedição é a mesma já existente.

10.1 Definição e Alteração de lotes na expedição

Não será permitida a troca de lotes de pedidos de devolução na expedição, caso o usuário necessite efetuar a alteração de lotes deve proceder com a alteração no pedido.

Sobretudo, no pedido não é possível selecionar um lote que não esteja em uma nota do cliente (mesmo porque os campos de lote não são editáveis).

10.2 Verificação da Validade dos Lotes

Já foi descrito na janela de pedido que se nas configurações de parâmetro estiver informado um prazo de validade para lotes a serem devolvidos o sistema aplicará as restrições no pedido. Porém, pode ocorrer que no momento da emissão do pedido o produto ainda não esteja no período de vencimento (ou vencido) mas o cliente demorou a enviar os itens e eles venceram ou ficaram próximos do vencimento se enquadrando no período configurado.

Quando ocorrer de o item passar a estar vencido somente quando chegar na expedição o sistema deve exibirá a mensagem “Há itens selecionados para baixa que estão vencidos ou próximos do vencimento. Será necessário ter permissão para continuar. ” E na sequência exibe a janelinha de senha que verifica o novo indicador do cadastro de usuário para permitir devolução de lote vencido.

10.3 Controle de Serial dos Itens Devolvidos

Nestes casos o sistema deve continuar fazendo a verificação de controle serial no produto para que no caso de ser um produto com serial exiba a janela para o usuário informar os seriais.

A diferença de funcionamento se dará no momento que o usuário inserir um número serial na janelinha de seriais. O sistema já faz verificação para saber se o serial está na empresa ou se está em poder de terceiros e mostra uma mensagem quando o serial já foi devolvido e não deixa selecioná-lo.

Após essa validação, sistema informará ao usuário caso a última saída do serial não for para o cliente do pedido.

Com estas verificações o sistema registra os seriais normalmente mas oferece informação um pouco mais precisa sobre os seriais que estão sendo recebidos, o que é útil principalmente em casos de devolução de material defeituoso.

11. Emissão de nota fiscal - Devolução de Clientes

Na tela de pedido existem duas opções para a emissão de nota:

  • Cliente emite;
  • Emissão Própria.

height="99" width="567"

11.1 Emissão Própria

Em casos em que a nota de devolução precisa ser emitida pela empresa que recebe de volta o produto, a inclusão da nota fiscal deverá ocorrer da mesma forma atual, a partir, da opção de pop-up “Gerar Nota Fiscal - Pedido”, buscando o pedido previamente emitido na janela de Devolução de clientes.

Esta regra se soma às demais que determinam a disponibilização do pedido para emissão de notas.

Após o usuário selecionar um pedido válido o sistema preencherá os grids da forma atual, porém ao clicar no botão “OK” o sistema além das validações já existentes, efetuará também a validação de tipo de pedido de modo que:

  • Se tratando de uma nota que agrupa mais de um pedido, se for selecionado pelo menos um pedido de devolução os demais pedidos também deverão ser de devolução, ou seja, uma nota não poderá ter pedido de devolução misturado com pedidos que não são de devolução;
  • Sendo um pedido de devolução o sistema verifica se o tipo de pedido tem informado o tipo de nota de devolução com indicador de devolução devidamente marcado.;
  • Obtido o tipo de nota ou tendo o próprio usuário selecionado o tipo de nota o sistema deve verificar se o tipo de nota está configurado para gerar faturamento e se a nota é proveniente de pedido de devolução e caso esteja o sistema deve exibir ao usuário a mensagem “Não é permitido gerar faturamento no tipo de nota de devolução. Efetue ajuste no cadastro de tipo de nota fiscal. OK”.

Uma vez selecionado o pedido para emissão da nota fiscal, o sistema iniciará a inclusão dos dados na nota fiscal. Os dados do remetente virão do pedido, bem como os itens quantidades e lotes. A tributação não virá do pedido, mas será obtida da nota de origem combinada com a correspondência da tabela de CFOP (conforme descrito no início do manual).

A tributação dos itens da nota de devolução será praticamente igual à tributação da nota de origem, exceto pelo CFOP que será o CFOP de devolução equivalente ao CFOP na nota de origem. Por este motivo, as notas de devolução não precisarão buscar tributação a partir do cadastro de produto (parametrização estado tipo de nota) bastando apenas combinar os dados da nota de origem com os dados da tabela de CFOP.

Esta regra também faz com que não seja necessário configurar tipos de nota de devolução nos cadastros de produtos, pois esta configuração não será utilizada para emitir notas deste tipo. Desta forma a janela de emissão de notas detectará as notas de devolução e aplicará as seguintes regras no momento da inclusão e edição dos dados:

  • Mostrar a aba de devolução;
  • Não buscar a tributação do cadastro do produto, em vez disso buscar a tributação a partir da nota de origem e da tabela de CFOP;
  • Não permitir alteração de quantidade e lotes dos produtos;
  • Não permitir adição nem exclusão de itens.
11.1.1 Aba de devolução na nota fiscal de venda

A fim de tornar mais claras as operações de devolução envolvendo as notas fiscais foi adicionada uma aba de devolução na janela de emissão de notas. Esta aba somente será exibida se a nota em questão for uma nota de devolução vinculada a pedido de devolução ou se a nota em questão tiver algum item devolvido (imagem).

    • Observação: a janela de emissão de notas fiscais já possui uma aba de devolução que se refere ao vínculo que é feito pelo pop-up antigo de nota de devolução. A aba velha somente será exibida quando esta aba nova não estiver sendo exibida.

height="178" width="549"


11.2 Cliente emite

Assim como as devoluções podem ser feitas utilizando notas de emissão própria, também podem ser feitas pelo cliente emitindo sua nota fiscal de devolução. Neste caso a nota de devolução emitida pelo cliente é recebida no SupraMais como nota de terceiros.

Para que possa ser utilizado o pedido de devolução do cliente na entrada da nota de terceiros, em Tabelas> Compras> Tipos de Nota de Terceiros terá que ser criado tipo de nota, onde o tipo de operação deve estar marcado como devolução:

height="265" width="549"


Para devolução por meio de notas de terceiros serão utilizadas as mesmas estruturas descritas anteriormente para elaboração de um pedido que faz referência às notas de origem. O pedido continuará concentrando a ligação como fato de origem e quando a devolução for feita por nota de terceiros o pedido ao invés de originar uma nota fiscal de emissão própria dará origem a uma nota de terceiros.

Obs.: Nos parâmetros deverá ser indicado se em caso de devolução é obrigatório ou não o vínculo com um pedido de devolução (ilustrado no início do manual).

Ao incluir a nota, o sistema exibirá uma pequena janela para que seja informado o tipo de nota que deseja incluir.

height="132" width="361"

Se o usuário selecionar o tipo de nota de terceiros e clicar em OK o sistema verificará se o tipo de nota de terceiros se refere a uma devolução. Em caso afirmativo o sistema, exibirá a mensagem:

height="111" width="400"


E então cliente terá que acessar pelo o menu pop-up “Pedido de Devolução’’ a janela para seleção do pedido de devolução correspondente e em caso negativo o sistema continua com suas validações atuais pertinentes ao botão incluir.

height="321" width="548"


A janela de seleção do pedido é nova e tem funcionamento semelhante ao da janela de pedido, porém, um pouco mais simples. Quando exibida a janela terá o layout ilustrado e descrito a seguir:

height="312" width="549"


Na parte superior temos o campo para seleção do número do pedido, o de busca do arquivo xml, os dados básicos do pedido e os botões para carregamento do grid e limpeza do cabeçalho com funcionamento descrito a seguir:

height="173" width="245"

    • Nº do Pedido: permite selecionar um pedido previamente cadastrado. A lista de pedidos para selecionar deve aplicar os mesmos critérios da lista que mostra os pedidos para gerar notas de emissão própria ou seja, obedece à configuração de parâmetros para disponibilização de pedidos.
    • O campo de XML tem funcionamento igual ao da janela de importação do xml, porém, será utilizado apenas para ordenação dos itens no grid e para ser adicionado no grid de anexos da nota de terceiros para consulta posterior.
    • Botão limpar: limpa todos os dados de filtro que estão na parte superior da janela
    • Botão Localizar: ao clicar o sistema obtém os dados do pedido e os transfere para a janela a fim de que o usuário confira os dados antes de adicionar no grid de itens da nota de terceiros.
    • Grid de Itens: Uma vez que o usuário clicar em “localizar” o sistema preencherá o grid com os itens que correspondem à consulta.
    • Coluna de notas: As colunas de nota, lote e motivo devolução são somente leitura.

Não será permitido a mudança das quantidades.

    • Posicionamento dos Itens na Nota

Uma vez que o pedido pode ter sido emitido com itens em determinada ordem e a ordem dos itens na nota emitida pelo cliente pode ser diferente, o sistema possuirá uma funcionalidade de mudança de posição dos itens no grid, daí a presença de dois botões abaixo do grid. height="26" width="57"

Estes botões servem para que uma linha do grid seja movida para cima ou para baixo, reordenando o grid e quando o usuário clicar em OK o sistema coloca os itens no grid na sequência em que o usuário os colocou desconsiderando os desmarcados.

11.2.1 Preenchimento do Grid de Itens

Uma vez que o usuário marcar os itens que deseja trazer para a nota de terceiros o sistema percorrerá o grid de cima para baixo procurando as linhas com checkbox marcado e adicionando cada uma no grid da nota de terceiros. Também neste momento o sistema trará o código do cliente informado no pedido para a capa da nota. Os demais dados do cabeçalho obedecem ao preenchimento conforme funcionamento atual.

    • Tributação

Assim como na emissão de nota própria a tributação da nota de terceiros obedece a tributação da nota de origem, por este motivo o sistema, durante o preenchimento do grid, adicionar a tributação dos itens buscando das notas de origem, porém mudando o CFOP pelo correspondente de devolução que foi informado na janela de cadastro de CFOP.

    • Restrições do Grid de Itens

Quando o tipo de nota de terceiros for de devolução e o vínculo com a nota de origem existir o sistema terá comportamento diferente, conforme descrito a seguir:

  • Não se pode alterar a quantidade dos itens que forem provenientes de pedido;
  • Não se pode alterar código dos itens que forem provenientes de pedido;
  • Não se pode alterar lotes dos itens provenientes de pedido, pois o pop-up de lotes deve ser desabilitado para estes itens sendo possível ver esta informação no pop-up de buscar pedido e também na aba de devolução que será exibida nesta janela e será descrita adiante;
  • Não se pode alterar a unidade dos itens que forem provenientes de pedido;
  • Se um item que possui vínculo com pedido for excluído do grid, a marcação dos itens na memória deve ser desfeita também.

O preenchimento do grid segue o funcionamento que já foi descrito, de modo que o usuário pode marcar os itens do pedido caso o grid já esteja carregado ou mesmo selecionar outro pedido que quer buscar e dentro deles marca as notas e assim por diante.

11.2.2 Aba devolução

Quando o tipo de nota de terceiro for de devolução o sistema exibirá a aba de devolução:

height="320" width="550"

12.Fatura de origem

No pedido de devolução, existem três opções para o tratamento da fatura da nota de origem:

height="70" width="319"


    • Gerar Crédito: se a opção estiver marcada ao gravar o pedido, será gerado um crédito (aumento da conta corrente) para o cliente, referente ao valor que está sendo devolvido. A geração do crédito não leva em conta se o documento original está ou não quitado, ele gera o crédito e mantêm o faturamento da nota original. Pode ocorrer ao baixar o pedido na expedição ou na emissão da nota fiscal;
    • Abater valor devolvido: será gerado um crédito na conta corrente do cliente, porém, após este procedimento o sistema verificará em cada uma das notas de origem se o seu faturamento possui valor em aberto total ou parcialmente. Caso haja, o sistema efetuará a quitação total ou parcial do débito usando o crédito que acabou de ser gerado.

Obs.: O crédito gerado tanto pode ser maior que o valor em aberto quanto pode ser menor, podendo permanecer algum valor em aberto ou algum crédito remanescente.

Ao terminar este procedimento o sistema exibirá a mensagem: “Foram efetuados lançamentos de crédito em conta corrente para este cliente no valor de R$ valor dos créditos. Foram efetuadas quitações de débitos no valor de R$ valor de parcelas quitadas”.

    • Manter o faturamento: não será feito nada referente ao faturamento que foi gerado anteriormente e nem gera crédito, ou seja, do ponto de vista financeiro é como se não tivesse havido devolução.

12.1 Parâmetro

Em Ferramentas> Configuração de Parâmetros> Comercial, existem parâmetros que definem onde o crédito será gerado: Na expedição ou na emissão da nota.

height="368" width="562"


Caso o crédito tenha que ser gerado na expedição, em Ferramentas> Configuração de parâmetros> Emissão nota fiscal> Gerar> Disponibilização de Pedidos, a opção de Entrada – Antes da Expedição não pode estar selecionado. Caso a empresa faça uso da opção, a geração do crédito terá que ser ajustada no parâmetro, para ocorrer na emissão da nota fiscal.

height="368" width="559"