Manuais/Comercial/Lucratividade

De SupraWiki
Revisão de 15h12min de 1 de junho de 2023 por Administrator (discussão | contribs) (Importacão de dados via API)

Predefinição:Toc depth="1"/

1.Finalidade

Realizar a análise de lucratividade com base no preço de compra com os impostos.

2.Cadastro de Produto

No cadastro de produto, foram criados na aba cálculo de preço, as seguintes opções: Custos de Aquisição e Preços de Venda.

height="191" width="584"


**2.1 Aba Custos de Aquisição**

Para configurar a lucratividade no cadastro do produto, é necessário clicar em “Utilizar Fatores de Custo”.

height="272" width="585"


Ao marcar ‘Utilizar fatores de custo’, é habilitado grid com fatores de custo padrões. Ao informarmos o percentual em cada um, temos como opção de alterarmos a operação entre ‘Somar’ e ‘Subtrair’. O valor de cada fator de custo é calculado então com base no percentual em cima do preço de compra.


height="270" width="585"


O campo Fatores de custo adicionais é o que já existia no sistema, mas passou por algumas mudanças. O marcador cumulativo indica se o usuário vai trabalhar da forma antiga ou da forma mais moderna e adotada pelo Fator de Custo, ou seja, marcado ‘Cumulativo’, o sistema calcula cada fator de custo adicional deste grid com base no valor acumulado do fator anterior a ele (da forma que já funciona hoje). Agora, caso desmarcá-lo, o percentual vai ser aplicado sempre com base no preço de compra, de forma não cumulativa.


height="347" width="585"


Com isso, o preço de custo real será calculado na aba de Preços de Venda teremos a nova opção de Mark-up. Ao marcar esta opção, o sistema permitirá a aplicação dos fatores de precificação padrão e seus respectivos percentuais para cálculo.


height="345" width="585"


Para saber mais sobre o significado do que é Markup, clicar no ícone abaixo:

(% style="text-align:center" %) height="460" width="323"


Será possível cadastrar novos fatores de precificação em Tabelas>Controle de Estoque> Fatores de Precificação.


height="245" width="585"


3.Configuração

A lucratividade vai estar presente inicialmente nas telas de Proposta de Venda, Pedido de Venda e Nota Fiscal de Venda. Para habilitar será necessário marcar os parâmetros conforme listado a seguir.


**3.1 Proposta de Venda**

Para ativar a lucratividade na proposta de venda, marcar a opção ‘Calcular lucratividade na proposta’ em Ferramentas> Configuração de Parâmetros > Proposta> Geral. Existem também outras duas opções, que são elas:

  • **Bloquear proposta abaixo da margem Mínima: **Caso a lucratividade da proposta tiver ficado abaixo da mínima configurada pelo usuário, uma tela para informar login e senha para liberação aparecerá ao gravar a proposta de venda.
  • **Carregar Preço com Lucratividade Mínima**: Com esta opção marcada, o valor unitário que o sistema carregará no grid da proposta não será a que está no cadastro do produto, e sim um valor unitário com base na lucratividade mínima, que mostraremos mais adiante.

height="279" width="585"


3.2 Pedido de Venda

Para ativar a lucratividade no pedido de venda, marcar a opção ‘Calcular lucratividade no pedido’ em Ferramentas > Configuração de Parâmetros > Pedido > Geral e Restrições. Existem também outras duas opções, que são elas:

  • **Bloquear Pedido abaixo da margem Mínima: **Caso a lucratividade do pedido tiver ficado abaixo da mínima configurada pelo usuário, uma tela para informar login e senha para liberação aparecerá ao gravar o pedido de venda. No pedido, está opção está na aba ‘Restrições’.
  • **Carregar Preço com Lucratividade Mínima: **Com esta opção marcada, o valor unitário que o sistema carregará no grid do pedido não será a que está no cadastro do produto, e sim um valor unitário com base na lucratividade mínima, que mostraremos mais adiante.

Ativar a lucratividade no pedido de venda e Carregar Preço com Lucratividade Mínima:

height="381" width="585"

Bloquear Pedido abaixo da margem Mínima:

height="383" width="585"


3.3 Nota Fiscal de Venda

Para ativar a lucratividade na Nota de venda, marcar a opção ‘Calcular lucratividade  na Emissão de Notas’ em Ferramentas > Configuração de Parâmetros > Emissão Nota Fiscal > Geral. Existem também outras duas opções, que são elas:

  • **Bloquear Nota abaixo da margem Mínima: **Caso a lucratividade da Nota tiver ficado abaixo da mínima configurada pelo usuário, uma tela para informar login e senha para liberação aparecerá ao gravar a Nota de venda.
  • **Carregar Preço com Lucratividade Mínima: **Com esta opção marcada, o valor unitário que o sistema carregará no grid da Nota não será a que está no cadastro do produto, e sim um valor unitário com base na lucratividade mínima, que mostraremos mais adiante.

height="383" width="585"


Com base nesta parametrização feita, temos agora que configurar os percentuais de lucratividade mínimos que o usuário pleiteia utilizar no dia-a-dia. Para isto, três formas de configuração da lucratividade mínima, que são no cadastro do cliente, na classificação do cliente, e em configurações de parâmetro. O usuário poderá configurar nas três opções, mas o sistema irá utilizar o percentual conforme a seguinte ordem de importância:

1. Cadastro do cliente 1. Parâmetro 1. Classificação do cliente 1. Cadastro Produto

Com isso, para saber com qual margem mínima de lucratividade que o preço de venda será carregado na proposta, pedido e nota de venda, basta verificar a ordem de importância mencionada anteriormente. Primeiro do cliente, caso não tiver no cliente, pega da classificação do cliente, e caso não tiver na classificação do cliente, pega a margem do parâmetro.


3.4 Cadastro Cliente

Para configurar no cadastro do cliente, está disponível o campo na aba ‘Adicionais’, campo Margem Mínima de lucratividade.

height="175" width="585"


3.5 Classificação de Cliente

Para configurar na classificação de cliente ir em Tabelas > Clientes > Classificações, e preencher no campo Margem Mínima de lucratividade.

height="330" width="585"


3.6 Lucratividade Mínima de Vendas

Para configurar a margem mínima de vendas, ir em Ferramentas> Configuração de Parâmetros> Comercial e preencher no campo Margem Mínima de lucratividade.

height="380" width="585"

Para isso, será necessário definir como será feito este cálculo pelo sistema também no parâmetro da imagem abaixo (Custos e Despesas de Vendas).

height="384" width="585"


Sistema oferece as seguintes opções:

  • Valor de ICMS
    • Opção Desconsiderar: esta opção desconsidera o percentual de ICMS na composição do valor unitário a ser carregado nas telas.
    • Percentual Cadastro de Produtos: este tipo de opção vai usar o percentual de ICMS presente no grid de mark-up do cadastro de produto, mostrado mais acima.
    • Recalcular na Venda: com esta opção marcada, o percentual de  ICMS a ser inserido na composição do preço que será carregado, irá buscar do tipo de nota fiscal do cadastro do produto. Exemplo: se for na proposta de venda, e o tipo de proposta de venda tiver um tipo de nota fiscal vinculado, o sistema irá usar o percentual de ICMS presente no estado e tipo de nota fiscal no cadastro do produto.
  • Em Comissões:
    • Opção Desconsiderar: esta opção desconsidera o percentual de comissão na composição do valor unitário a ser carregado nas telas.
    • Percentual Cadastro de Produtos: vai usar o percentual de comissão presente no grid de mark-up do cadastro de produto, mostrado mais acima, caso não tiver, usa o percentual de comissão antigo também presente no cadastro do produto.
  • Em Outras Despesas:
    • Opção Desconsiderar: esta opção desconsidera o percentual de Outras Despesas na composição do valor unitário a ser carregado nas telas.
    • Percentual Cadastro de Produtos: vai usar o percentual de outras despesas presente no grid de mark-up do cadastro de produto, mostrado mais acima.
    • Recalcular na Venda: com esta opção marcada, o valor do campo ‘outras despesas’ do rodapé da proposta de venda, pedido e nota serão rateadas no pop-up de lucratividade, na linha de outras despesas que mostraremos mais adiante.
  • Em Outros Tributos:
    • Desconsiderar: esta opção desconsidera o percentual de Outros Tributos na composição do valor unitário a ser carregado nas telas.
    • Percentual Cadastro de Produtos: este tipo de opção vai usar o percentual de Outros Tributos presente no grid de mark-up do cadastro de produto, mostrado mais acima. Esta opção de outros tributos é uma composição dos fatores ‘outros tributos + PIS + COFINS + IPI’ do cadastro de produtos, grid de mark-up.
  • Em Frete:
    • Opção desconsiderar: esta opção desconsidera o percentual de frete na composição do valor unitário a ser carregado nas telas.
    • Região: esta opção buscará como percentual de frete para compor o valor unitário dos produtos, o percentual de frete presente na região do cliente, em tabelas >> clientes >> região >> campo ‘Despesa de frete’, que só aparece se marcado a opção região.
    • Percentual Cadastro de Produtos: vai usar o percentual de Frete (CIF) presente no grid de mark-up do cadastro de produto, mostrado mais acima.
    • Recalcular na Venda: com esta opção marcada, o Valor de frete a ser inserido no pop-up de lucratividade das telas, será rateado nos itens do valor de frete digitado no rodapé destas telas, no campo de frete.

height="256" width="585"


Além das opções apresentadas até aqui, o sistema oferece a possibilidade de definição sobre a exibição da lucratividade. Desta forma, os usuários terão acesso às informações necessárias para melhoria das negociações.

Na aba comercial do menu Configuração de Parâmetros, no campo ‘Exibição’, existem as opções: Exibir margem, Exibir Índice e Não exibir.

  • **Exibir Margem: **mostra a margem de lucratividade que foi alcançada na proposta, pedido ou nota fiscal. Exemplo: 15,05%, quer dizer que o usuário teve 15,05% de lucratividade, onde a mínima era de 10%.
  • **Exibir Índice: **mostra qual o percentual que o usuário chegou em cima da margem mínima exigida para a lucratividade. Exemplo: 150,50%, quer dizer que o usuário atingiu 150,50% da lucratividade mínima exigida.
  • **Não exibir: **Não exibe informações de lucratividade alcançada na tela.

4. Proposta de Venda, Pedido de Venda e Nota Fiscal

Na tela de proposta de venda, o funcionamento da lucratividade se resume a carregar ou não os preços unitários dos produtos com lucratividade mínima, e a mostrar a decomposição dos valores envolvidos na lucratividade no pop-up ‘Análise de Lucratividade’. Com isso, iremos utilizar um produto como exemplo para demonstrar o funcionamento.

Com base no produto abaixo, iremos realizar uma proposta de venda, um pedido de venda, e uma nota fiscal de venda com ele, todas as três telas com os parâmetros de __calcular lucratividade__ e __carregar preço com lucratividade mínima__ marcados:

height="345" width="585"

Iremos utilizar o cliente abaixo, que tem uma margem mínima de lucratividade de 37% em seu cadastro:

height="163" width="585"

Região do cliente:

height="214" width="585"

Ao informarmos este cliente e o produto acima na proposta de venda, teremos o seguinte resultado:

height="345" width="585"


Perceba no valor unitário sugerido ao carregar o produto é de R$ 46,57. E que no preço de venda não existe este valor unitário. Isto se deve pelo fato do preço de venda ter sido carregado com base na configuração de custos e despesas, além de estar marcado o parâmetro de __carregar preço de venda com lucratividade mínima__ mostrado mais acima.

Ao clicar com o botão direito na proposta e ir em Analise de Lucratividade, será exibida a tela abaixo, com o detalhamento do preço:


height="389" width="585"

Perceba que ele buscou a margem do cadastro do cliente e o frete da região conforme tínhamos configurado.

height="153" width="456"


5. Nota de Terceiros

A nota de terceiros também faz parte do projeto de lucratividade, pois é por meio dela que entramos e atualizamos os percentuais dos fatores de custo padrões do novo grid da aba Custos de Aquisição no cadastro de produtos mostrado no início deste manual.

height="351" width="585"


Percebam que no cadastro do produto, em fatores de custo padrões, existe a coluna ‘Atualizar com Dados da Nota’, com as opções: Atualizar e Não Atualizar. Nesta coluna, o usuário configura se, para este fator de custo, ao dar entrada na nota de terceiros, se o sistema irá atualizar o percentual deste fator de custo na entrada da nota.

Exemplo: Se marcado ICMS Recuperável como ‘Atualizar’, e na entrada da nota de terceiros, o percentual de ICMS da nota de entrada for diferente do ICMS que estiver no fator de custo, o sistema atualiza o percentual, e consequentemente seu preço de custo real e preços de venda.

O que também define se a nota irá atualizar os fatores, é o tipo de nota de terceiros que fica em Tabelas> Compras> Tipos de Nota de terceiros, onde temos três opções:

  • **Não Atualizar Valores: **Não irá atualizar o preço e custo.
  • **Atualizar o Custo dos Produtos: **Irá atualizar somente o custo dos produtos.
  • **Atualizar Custo e Preço de Venda: **Irá atualizar o custo e o preço dos produtos.

height="281" width="585"

Abaixo, configuramos os fatores de custo ICMS Recuperável, ICMS ST e PIS para atualizar.

height="263" width="585"

Com isso iremos utilizar um tipo de nota de terceiros parametrizado para atualizar tanto o preço de compra quanto o preço de venda, ao identificar algum fator de custo ou preço de compra diferente do que está no cadastro do produto, o sistema exibe a nova tela para que o usuário possa checar as alterações e aplicar:

height="344" width="585"


Verifiquem que, do lado esquerdo ficam os percentuais e valores de cada fator de custo padrão do cadastro do produto, e do lado direito, os percentuais informados na nota de terceiros, em vermelho os que serão atualizados no cadastro de produto. No exemplo acima, o ICMS Recuperável em nosso cadastro de produto era de 16%, mas estamos entrando com uma nota com 18%. Sendo assim, ao clicar em Aplicar e gravar a nota de terceiros, os percentuais serão atualizados no cadastro de cada produto, enquanto que os que estiverem como ‘Não Atualizar’ ficarão da mesma forma. Na parte de baixo da tela, são exibidas uma estimativa de como ficarão os novos valores de Novo Custo Real e Novos Preços de Vendas.

Observação: por questões técnicas e de funcionamento do supra, os fatores de custo ICMS ST e FRETE só são rateados e atualizados no cadastro do produto após a gravação da nota, não sendo exibidos nesta tela de demonstração, apesar de aparecerem nela, conforme mostra a tela de advertência ao clicar no botão Aplicar:


height="344" width="585"


Esta nova tela de demonstração dos valores a serem atualizados só aparecerá, se em Ferramentas> Configuração de Parâmetros> Nota de Terceiros> Geral, estiver desmarcada a opção __Atualizar Automaticamente__. Caso marcada, as atualizações ocorrerão de forma automática, conforme já ocorre atualmente.

6. Ferramenta de Clonagem

Após a configuração de alguns produtos, temos a ferramenta para realizar a clonagem para os demais, nela podemos clonar o Custo de Aquisição, Fatores de Precificação, Atualizar Fatores e Reajustar Valores. Ela está disponível Ferramentas> Precificação> Precificação por Mark-up.

Para isso, basta informar os dados do produto referência no grid de Filtro para Seleção dos Produtos e clicar em localizar e conferir se os Produtos a serem atualizados conferem com o que foi listado pelo sistema.

height="341" width="585"

Para definir quais serão os preços a serem alterados é necessário clicar com o botão direito do mouse no grid de produtos a serem atualizados e selecionar a opção Clonar Para.

Na próxima janela é necessário selecionar os produtos para clonagem, utilizando os filtros se necessário.

height="343" width="585"

O sistema irá carregar os produtos selecionados, se desejar fazer alguma alteração como: Custo de Aquisição, Fatores de Precificação, Atualizar Fatores ou Reajustar Valores, é só preencher os dados que a ferramenta irá replicar para os produtos selecionados.


                                                                                                                                                                                                                                                  [[Topo>>doc:]]