Manuais/Financeiro/CAIXA
1. Financeiro - Caixas
Executado o aprimoramento das rotinas de movimento de caixa de modo a permitir a adoção do sistema de frente de caixa, contando com múltiplos caixas, rotinas de sangria, suprimento e auditoria de lançamentos, além de melhorias nas rotinas de registro e quitações.
1.1. Configurações
1.1.1. Alterações no parâmetro
A tela disponível em Ferramentas > Configuração de Parâmetros > Financeiro foi alterada, o funcionamento e impacto destas definições serão apresentados no decorrer deste documento.
Financeiro > Plano de Contas: Alterada descrição do plano de contas do Caixa para adequação ao novo projeto. O preenchimento não será alterado, porém o Caixa Principal terá funções específicas.
Financeiro > Caixa: Nova aba que permitirá a definição dos parâmetros para o Caixa.
1.2. Cadastro de funcionários
Deverá ser definido em Cadastro > Funcionários quem poderá operar o caixa. Para validar esta operação o funcionário deverá ser vinculado ao usuário (Ferramentas > Usuários).
2. Múltiplos Caixas
Disponível em Tabelas > Financeiro > Caixas a possibilidade de cadastro de múltiplos caixas, tem por objetivo reproduzir algo equivalente a uma frente de caixas de supermercados, que também pode ser adaptado, por exemplo, para controlar os recebimentos externos feitos por motoristas, motoboys, caixas em unidades filiais, etc.
O acesso a este menu está condicionado à liberação do perfil em Ferramentas > Perfil de Usuários > Tabelas > Financeiro > Caixa.
Número Secundário: Permite inserção por parte do usuário
- Conta de crédito~: Serve para inserção da conta de crédito do plano de contas que receberá o saldo da quitação. Este campo é obrigatório e permite a utilização apenas das contas filhas do plano de contas definido como caixa principal (tesouraria). A imagem abaixo apresenta um exemplo de quais contas serão apresentadas na Conta de Crédito.
- Atenção: Não é permitido acessar a mesma conta de crédito para caixas diferentes.
- Operadores de Caixa: Permite selecionar os operadores de caixa que poderão manuseá-lo. Se não for preenchido o caixa poderá ser manuseado por qualquer operador (mas somente um operador de cada vez).
- Quitação de contas a receber~: Da mesma forma que ocorrerá com os operadores de caixa, o sistema validará as informações inseridas, neste caso, somente os documentos que tiverem a forma de cobrança determinada poderão ser selecionados, caso não tenha esta informação, qualquer documento poderá ser selecionado.
- Atenção: O caixa poderá apenas fazer o recebimento de documentos, a quitação do contas à pagar fica a cargo da tesouraria (Caixa Principal).
- Fundo de caixa~: Valor definido para fundo de caixa para as movimentações, será disponibilizado em caráter informativo no movimento de caixa.
- Valor Sangria: Valor definido para orientar ao operador quando for fazer a sangria, através desta informação será preenchido o gráfico de sangria que será apresentado mais à frente.
- Data de Desativação: Funcionamento padrão do sistema, porém só permitirá a desativação se o caixa estiver fechado e se o saldo estiver zerado.
3. Manuseio dos Caixas
Atualmente só é possível gerenciar um caixa e este caixa abre e fecha movimentos que hoje chamamos de número do caixa. Este número deverá ser entendido como movimento, ou seja, atualmente o caixa abre e fecha movimentos. O que é ilustrado de forma didática a seguir:
A adequação do sistema permitirá manter este funcionamento, porém dará condições de criar estruturas semelhantes à que é ilustrada de conforme didática seguir:
Desta forma poderá haver vários caixas para efetuar recebimentos de valores, cada caixa dará origem a um movimento, logo poderá haver mais de um movimento de caixa aberto ao mesmo tempo, porém apenas um movimento para cada caixa. O processo de fechamento de caixa finaliza um movimento e bloqueia o caixa que estiver vinculado, o comportamento é semelhante ao atual, a abertura do caixa gera um novo movimento e assim é mantido o ciclo.
3.1. Opções de Menu
Foram alterados menus para aplicação do projeto, porém o local continua o mesmo: Financeiro > Caixa.
3.1.1 Situação dos Caixas
A finalidade desta janela é a de permitir ao gestor financeiro (ou semelhante) acompanhar os níveis de valores nos caixas existentes, logo todos os campos da janela são apenas leitura e não podem ser editados, visto que as ações de movimento de caixa possuirão janelas específicas. Na parte superior são listados os caixas e na parte inferior é feito o detalhamento da linha selecionada.
No grid superior serão listados os caixas cadastrados pelo usuário e que não estão desativados, ao clicar em uma linha do grid os dados da parte inferior da janela serão exibidos, sendo que, o campo operador apresentará o nome do operador que abriu o caixa se estiver fechado mostra o nome do operador que fechou o caixa pela última vez.
Fundo Caixa: exibe o percentual disponível do fundo de caixa.
Sangria: exibe uma barra de progresso de atingimento do valor de sangria especificado no cadastro do caixa. Se o fundo de caixa não tiver sido informado barra não será exibida.
3.1.2. Movimento de Caixa
A tela de movimento de caixa substitui a de Situação do Caixa, nela será possível efetuar quitações, operações de abertura, fechamento e sangria.
3.1.2.1. Aba Movimento de Caixa
- Nota1~: Os dados para o Destino – Caixa\Tesouraria irão depender dos seguintes fatores: Se o caixa em questão for a Tesouraria, a conta de destino não poderá ser a própria tesouraria ou outros caixas, a sangria deverá ser para o plano de contas que será o recebedor do dinheiro. Os demais caixas poderão fazer a sangria conforme configuração de parâmetro citado a seguir, sendo que, a transferência para a tesouraria será possível independente dessas marcações.
Parâmetro > Financeiro > Caixa: Sangria de Caixa – Contas de Destino:
- Atenção: A movimentação dos valores de cartão poderá ser feita apenas para tesouraria, independente da marcação do parâmetro.
- Nota2~: permite selecionar o operador de caixa responsável pela sangria. Por padrão o sistema sugerirá o operador que abriu o caixa, permite a seleção de outro, mas exige senha para esta alteração.
3.1.2.2 Aba Recebimento
A fim de limitar o acesso à janela de quitações do sistema (Financeiro > Contas a Receber > Quitações) foi disponibilizada esta aba de quitações de documentos a partir do caixa onde foram adicionadas novas validações e funcionalidades.
- Nota3: O campo de Forma de Cobrança depende da marcação do parâmetro apresentado a seguir para definir o funcionamento.
Inserido Parâmetro > Financeiro > Caixas: Quitação de contas a receber, para que seja possível liberar/bloquear quitação de documentos vencidos ou permitir/bloquear a alteração da forma de cobrança da quitação diferente do que foi definido em Tabelas > Financeiro > Caixas.
Demais campos:
- Taxa de Juros: Sua funcionalidade só é perceptível para documentos vencidos, logo se o parâmetro “Exibir Documentos Vencidos” estiver desmarcado este campo não será exibido.
- Valor desconto~: Exibe o valor de desconto a ser concedido no documento, liberado apenas se o usuário tiver autorização para conceder desconto.
- Valor acréscimo: Verifica se tem data de vencimento anterior à data atual e, caso tenha, o sistema preenche também o campo de juros com a taxa informada.
- Valor Receber~: Campo calculado e aplica a seguinte fórmula: valor receber = valor documento
+ valor acréscimo - valor desconto
Saldo Conta Corrente: é o saldo em conta corrente referente ao cliente vinculado ao documento.
- Data Recebimento: Refere à data de recebimento do documento, o sistema sugere por padrão a data atual, mas o usuário pode modificar.
- Data competência: Permite informar a data de competência do lançamento. Possui mesmo funcionamento da janela atual de movimento do caixa e de quitação de CR. Nesta janela sempre é sugerido com a data atual e o usuário altera se desejar.
- Tipo: este campo é de preenchimento obrigatório e já existe em outras janelas do sistema, porém tem um comportamento diferente, pois carrega vazio e obriga ao usuário informar o tipo correto (é necessário que o tipo esteja liberado em Tabelas > Financeiro > Caixas). Atenção para o funcionamento nos casos específicos:
- Dinheiro: permite alterar o campo de diferença para “troco” ou “adiantamento”.
- Cheque: exibe o botão “Cheques” e ao mesmo tempo exibe a janela pop-up de inserção de cheques assim como ocorre na janela de movimento de caixa atual.
- Cartão (caso utilize quitações com cartão de crédito será necessário ler o tópico; Financeiro - Cartão de Crédito deste manual): poderá ser usado apenas se a forma de cobrança estiver habilitada para recebimento com cartão e se estiver marcada para quitar quando a administradora creditar.
Caso haja compatibilidade entre a forma de cobrança e o tipo cartão, o sistema exibe o botão “Autorização/TID” e ao mesmo tempo exibe a janela pop-up de inserção com o número de autorização de forma a registrar o número do comprovante emitido pela máquina de cartão. Como uma transação com cartão pode englobar o pagamento parcelado o sistema entenderá que uma autorização pode se referir ao pagamento de todas as parcelas ou uma única, e por isso sempre que a conta possuir várias parcelas será questionado ao usuário conforme a tela:
- Atenção: Caso for selecionada a opção de quitar todas as parcelas de uma vez, o sistema abrirá a janela de inserção de autorização com valor total igual ao somatório das parcelas vinculadas à conta e que não possuem data de quitação e nem número de autorização.
- Forma de cobrança: Trará a forma de cobrança selecionada na aba de recebimento, porém permite selecionar uma forma de cobrança que seja compatível com pagamento em cartão; Bandeira: somente leitura, exibe a bandeira correspondente à forma de cobrança;
- Modalidade: somente leitura, exibe a modalidade correspondente à forma de cobrança;
- Condição de pagamento: somente leitura, exibe o nome da condição de pagamento
selecionada no documento de origem (pedido, nota, etc) se houver;
Nº Parcelas: somente leitura, corresponde ao número de parcelas que estão sendo quitadas na operação;
- Valor Total: somente leitura. Se a quitação for de apenas uma parcela o valor total é obtido do campo valor recebido da aba de recebimento. Se a quitação for de várias parcelas exibe o somatório do valor original das parcelas que estão sendo quitadas na operação. Não será permitida alteração de valores acréscimo ou desconto na quitação de várias parcelas. Para tal o usuário pode selecionar a parcela que quer quitar com diferença e quitá-la separadamente e depois quitar as que sobrarem juntas ou separadas.
- Número Autorização: permite informar o número de autorização.
- Atenção: Quando a quitação for de uma única parcela, se a parcela já tiver um número de autorização o sistema o exibe neste campo e se o usuário digitar outro número o anterior será substituído. Se a quitação for de várias parcelas e pelo menos uma delas tiver número de autorização o sistema exibe apenas um dos números de autorização.
- Conta corrente: executa o mesmo procedimento que já é executado na janela de quitação de contas a receber
- Total Recebido: É o campo onde o usuário insere o valor que foi recebido (fisicamente) do cliente. Para pagamento em cheque ou quitação de várias parcelas com cartão este campo será calculado automaticamente e somente leitura.
O valor recebido poderá ser maior ou menor que o valor do documento:
Quitação com valor menor que o valor a receber: será gerada uma nova parcela para o valor residual conforme já ocorre na janela de quitação de contas a receber. É importante lembrar que o campo de valor a receber é calculado e já contempla desconto ou acréscimo.
Quitação com valor maior que o valor a receber: A diferença que sobrepor ao valor a receber será encaminhada diretamente à conta de adiantamento do cliente e em caso do pagamento em dinheiro permitirá selecionar o destino, sendo que, a conta de adiantamento fica como crédito para o cliente e o troco informa apenas o valor a ser devolvido ao pagador.
Conta de Receita: Preenchimento obrigatório e tem o mesmo funcionamento da janela de quitação de contas a receber. Caso seja quitação em cartão este campo recebe o valor inserido em Ferramentas > Configuração de Parâmetro > Plano de Contas: Receita de vendas.
- Receita de Juros/Desconto concedido: São campos que se alternam de acordo com os campos de desconto e acréscimo e não podem estar preenchidos simultaneamente.
- Conta de adiantamento: É a conta referente ao lançamento de adiantamento de valores e ficará habilitado sempre que o valor recebido for maior que o valor a receber. Movimento: Exibe o código do movimento vinculado ao caixa.
Sangria: é uma barra de progresso (imagem que reproduz este comportamento) e corresponde ao percentual de sangria.
3.1.3 Tesouraria
Esta tela substitui o antigo Movimento de Caixa, a tesouraria ou caixa principal é determinada como sendo a conta do plano de contas referenciada em Ferramentas > Configuração de Parâmetro > Financeiro > Plano de Contas e o seu funcionamento não será diferenciado a menos que sejam criados novos caixas.
Assim como funcionava anteriormente, a conta principal será responsável por fazer as movimentações para os planos de contas e transferências bancárias. O código do movimento é o último realizado por aquele caixa independente da situação (aberto/fechado).
Atenção: As movimentações em cheque e cartão somente poderão ser de saída (depósitos/transferências) e não poderão ser efetuadas para outros caixas.
Somente será possível alterar os lançamentos da tesouraria, ou seja, o caixa principal e se ele estiver aberto. Isso porque os demais caixas só podem efetuar quitações de contas a receber e sangrias de caixa. As quitações não podem ser mudadas, mas sim estornadas na janela de contas a receber, e as sangrias não podem ser alteradas nem excluídas, pois o sistema dá condições de efetuar o lançamento contrário enviando o valor da tesouraria para o caixa.
Atenção: Não é possível fazer exclusão de um lançamento feito na tesouraria, caso seja feita operação incorreta, será necessário fazer o lançamento contrário para correção do saldo.
Além do processo já existente na rotina de movimento de caixa, haverá na tela a opção de impressão e os seguintes pop-ups:
Cheques: mostra a tela de cheques para selecionar no lançamento.
Nº Autorização Cartão: funcionamento semelhante ao da janela de cheques, permite selecionar os comprovantes a utilizar no lançamento.
Apropriação: mesmo funcionamento da janela de movimento de caixa atual.
Data Competência: mesmo funcionamento da janela de movimento do caixa atual.
2. Financeiro - Cartão de Crédito
Disponível em Financeiro > Contas a Receber > Conciliação de Cartões, a ferramenta permite controle de valores a receber que sejam oriundos de transações com cartões (crédito, débito, voucher, etc.).
Será possível conciliar valores que estão sendo creditados, as taxas incidentes e valores a serem creditados em datas futuras.
2.1 Configurações
As configurações das tabelas deverão ser feitas para definição dos dados dos cartões sendo:
- Bandeiras de Cartões: Tabelas > Financeiro >Bandeiras de Cartões: Cadastrar as Bandeiras de Cartões utilizadas.
Modalidades Recebimento Cartões: Tabelas > Financeiro > Modalidades Recebimento Cartões: Definir a forma como serão feitos os créditos por parte da operadora.
Forma de cobrança: Tabelas > Financeiro > Forma de Cobrança: Após cadastrar as Bandeiras e as Modalidades de Recebimento de Cartões, será necessário definir os parâmetros para que o sistema possa fazer o tratamento de acordo com as condições preestabelecidas.
Deve-se habilitar o recebimento com cartão e fazer a configuração na aba “Recebimento Cartão”.
Recebimento Cartão: Definir as especificações conforme acordado com a operadora de cartão de crédito.
Detalhe:
Bandeira: exibe o nome da bandeira referente ao código selecionado.
- Modalidade: exibe o nome da modalidade referente ao código selecionado.
- Taxa de Administração: recebe o valor percentual que será cobrado pela operadora sobre o valor da operação. O sistema utilizará para determinar o valor a ser creditado pela venda na data prevista de liberação do crédito.
Plano de Contas – Taxa: exibe o nome da conta do plano de contas referente ao código selecionado. Esta conta será atribuída ao lançamento financeiro da taxa na janela de conciliação de cartões.
Dias float: Recebe o valor referente ao float bancário para liberação do valor do lançamento de crédito na conta bancária. Tem funcionamento semelhante ao float da cobrança bancária. Situação antes do Recebimento: exibe o nome da situação de documento que deve ser atribuída ao documento antes do pagamento referente ao mesmo ser creditado na conta bancária. Será útil como critério de filtragem em relatórios de contas a receber já existentes.
Situação após o recebimento: exibe o nome da situação de documento que deve ser atribuída ao documento após o pagamento.
Quitação de documentos: Determina se o documento aparecerá quitado quando o cliente passar o cartão ou somente na hora que o pagamento for creditado pela operadora.
1 - quitar quando o cliente pagar: Nesta opção o sistema adiciona a data de quitação na parcela no momento em que o usuário imputar o número da autorização exibida no comprovante de operação emitido pela máquina de cartões, ou seja, quando o cliente passar o cartão. O sistema terá uma janela para o usuário inserir o número de autorização e esta será detalhada a seguir. A vantagem para o usuário será o fato de não exibir documentos que já foram pagos com cartão como sendo documentos em aberto, evitando uma eventual cobrança indevida ou distorção na análise de crédito. 2 - quitar quando a operadora creditar: neste caso a data de quitação é inserida pelo sistema quando o usuário quitar o documento pela janela atual de quitação ou quando proceder com a liberação do pagamento na tela de conciliação (que será detalhada a seguir).
Para evitar que efetue recebimentos com cartões de forma desordenada ou discrepante do que foi acordado com a operadora ou mesmo para evitar parcelamentos indevidos com cartão, cada forma de cobrança poderá ser configurada para permitir somente determinadas condições de pagamento.
Isso permite que a geração das parcelas esteja alinhada com a modalidade selecionada, as taxas a serem cobradas e as previsões de pagamento para cada modalidade/bandeira.
Ao selecionar em notas ou pedidos uma determinada forma de cobrança o sistema somente permitirá que selecione condições de pagamento que forem compatíveis com a forma de cobrança.
As condições de pagamento continuarão tendo papel primordial na geração de parcelas de contas a receber, e serão responsáveis pela determinação da data de previsão de crédito dos valores nas contas bancárias, permitindo que este venha a conciliar os recebimentos diários confrontando os dados do sistema com o extrato bancário e com o extrato da operadora de cartões.
Após realizar o Pedido/Nota Fiscal o sistema irá verificar se a forma de cobrança é referente a cartão e se for, o sistema abrirá uma pequena janela para inserção do código de autorização.
O “Nº Autorização” é o número de autorização que é impresso no comprovante da operação.
Inicialmente o sistema somente comportará um número de autorização por venda para geração do financeiro (não seria possível registrar neste momento o pagamento com dois cartões ou fração paga com cartão e dinheiro. Isso será possível por intervenção do usuário na janela de contas a receber).
Além de exibir automaticamente a janela de Nº de autorização, o sistema também oferecerá a opção de inserção do número de autorização a partir de opção de pop-up no pedido e na nota fiscal (clicando com botão direito do mouse) e também será possível editar na janela de contas a receber.
Em complemento à janela de Autorização foi criado um novo parâmetro em Ferramentas > Configuração de Parâmetro > Financeiro > Contas a Receber > Geral: Recebimento com cartões para tornar o preenchimento do Nº da Autorização campo obrigatório.
- Atenção: Este campo somente será de preenchimento obrigatório caso o Pedido/Nota Fiscal de Venda gere faturamento. Ou seja, se o Pedido gerar Faturamento o preenchimento será obrigatório no pedido. Caso o faturamento gere na Nota Fiscal de venda, o Nº da autorização será obrigatório na Nota Fiscal e não no pedido.
2.2. Conciliação
A principal funcionalidade desta janela é permitir controlar os créditos a serem efetuados em suas contas bancárias, decorrentes de liberação de valores recebidos de clientes que pagaram utilizando cartões. Poderá filtrar os documentos da forma que julgar conveniente, e a partir desta listagem fará a comparação com extratos do banco ou da operadora de cartões que geralmente disponibilizam em seus portais na internet os extratos de vendas, de valores a creditar e de valores creditados em cada data.
A tela para efetuar este processo está em Financeiro > Contas a Receber > Conciliação. Será possível conferir os lançamentos de vendas efetuadas ou mesmo conferir e liberar os valores creditados pelas operadoras de cartões, bastando utilizar os filtros que estão no topo da tela.
Todos os campos são comuns em todo o sistema, mas vale ressaltar que o Valor a creditar: é obtido subtraindo se o percentual da taxa de desconto do valor da parcela mas pode ser alterado.
Uma vez de posse dos relatórios, poderá marcar as parcelas para que seu valor líquido seja creditado nas contas bancárias correspondentes (determinadas na vinculação do banco à forma de cobrança) Utilizando o botão “Creditar Valores”.
2.2.1. Liberação de Valores das parcelas
Uma vez marcados os documentos a creditar, deverá clicar no botão “Creditar Valores” que fará com que o sistema inicie a rotina de lançamento financeiro.
Uma janela mostrará o lançamento que será efetuado para que seja possível confirmar antes do sistema fazer qualquer alteração, semelhante ao que já acontece na janela de quitação já existente.
O conteúdo desta janela se assemelha ao que é exposto em extratos bancários, de modo que é feito o crédito do valor bruto e o débito do valor da taxa. O valor líquido (a creditar) é utilizado apenas para obter o valor da taxa evitando também as diferenças decorrentes do uso de percentual.
Após clicar em Efetuar Lançamento o sistema realizará o devido crédito no Banco vinculado ao Cartão de crédito dentro da Forma de Cobrança e também irá abater o valor referente à taxa da administradora de cartão.
2.2.2. Estornos de quitação e de lançamento de crédito das parcelas
Após a conclusão do processo de conciliação, é possível que seja feito o estorno da operação tanto do crédito no banco (processo atual), como também estornar somente o recebimento com cartão de crédito através do Financeiro > Contas a Receber > CR Documentos, pop-up Estornar Recebimento Cartão (fica habilitado somente quando o estorno for feito após a conciliação).
2.2.3. Conciliação x Caixa
A ação de conciliação irá requer alterações de funcionamento no momento da gravação do lançamento, visto que se uma parcela tiver sido quitada no caixa utilizando cartão, este valor foi creditado no caixa e no momento do crédito bancário será subtraído do caixa para haver coerência de valores nas contas do ativo circulante, ou seja, evitar duplicidade de créditos.
- Atenção: Esta movimentação do saldo de cartão do caixa só ocorrerá se em Tabelas > Financeiro > Forma de cobrança > Recebimento Cartão a opção Quitação de documentos estiver com a opção: Quitar quando a administradora creditar (recebimento) estiver marcada.
3. Financeiro - Contas a receber - Quitação
A tela de quitação de contas a receber foi ajustada a fim de receber as alterações na rotina do financeiro principalmente no que tange às movimentações com cartão de crédito.
Data Previsão de Crédito: Este campo somente é exibido se o tipo de pagamento for cartão. Conta de crédito: Somente será permitida quitação direcionada para os bancos e para a tesouraria (caixa principal referenciado no parâmetro).
Nº Autorização Cartão/TID: Exibe o número de autorização inserido e também permite a edição.
Caso a quitação seja feita no caixa, o sistema validará o usuário logado, se for o mesmo que o operador de abertura atribuído ao movimento do caixa principal em aberto a movimentação será feita normalmente, porém se não for o sistema irá solicitar permissão para concluir a operação.
4. Relatórios
4.1 Financeiros
Com possibilidade de múltiplos caixas e aprimoramento de algumas rotinas, as impressões fornecidas pelo sistema também sofreram algumas adequações. Seguem os relatórios que foram alterados ou implementados:
4.1.1. Financeiro > Caixa > Tesouraria ou Movimento de Caixa
Tanto na tela Financeiro > Caixa > Movimento de caixa quanto na Financeiro > Caixa > Tesouraria existem opções para impressão de relatórios:
O relatório será impresso com base no caixa, no movimento e no lançamento selecionado na janela que chamar o relatório. A consulta sofreu apenas algumas pequenas alterações para contemplar o caixa selecionado e movimento fechado.
4.1.2. Relatório > Financeiro > Caixa > Movimento de Caixa
Além de permitir a impressão de um único movimento de caixa este relatório permitirá que sejam impressos vários movimentos do mesmo caixa em um único relatório. O layout do relatório é bem semelhante ao relatório já existente.
4.1.3. Relatório > Financeiro > Caixa > Relatório de Sangria
É o espelho do que é apresentado na tela da Tesouraria e Movimento de Caixa. Através dele é possível selecionar qual lançamento de sangria deseja imprimir visto que pode haver mais de uma sangria por movimento e também para oferecer a possibilidade de impressão posterior ao lançamento.
4.1.4. Relatório > Financeiro > Caixa > Por Competência
Este relatório sofreu uma pequena alteração, pois requer que seja selecionado um caixa para sua emissão visto que atualmente existe apenas um e serão disponibilizados vários.
4.1.5. Relatório > Financeiro > Contas a Receber > Documentos a Receber
Apresenta os documentos de contas a receber que estejam sem data de quitação e que atendam a outros filtros escolhidos pelo usuário.
Uma vez que o controle de cartões de crédito permitirá inserir data de quitação em documentos que já foram pagos pelo cliente com cartão, estes não mais apareceriam no relatório, porém serão exibidos uma vez que são valores que ainda estão para serem recebidos (conta a receber), porém de outro indivíduo que no caso é a operadora de cartões.
Para isso foram acrescentados novos filtros no relatório de forma a apresentar, ou não, os dados de quitações com cartão, sendo que, quando marcado Cartão a Liberar o sistema apresentará as quitações com cartão sem conciliação. Parcelas de cartão, mesmo que não tiverem data de quitação, também não aparecerão se a opção de cartão estiver desmarcada.

































